GOIÁS
Sigla: GO
Habitante: Goiano

Bandeira do Estado de Goiás


Região Centro-OesteGoiás se localiza na Região Centro-Oeste do país. A economia do estado se concentra na agropecuária e na agroindústria. É líder na produção de grãos e possui o terceiro maior rebanho de gado bovino do país. As inúmeras indústrias alimentícias instaladas no estado, na década de 90, em virtude de incentivos fiscais do governo, fizeram de Goiás um dos principais pólos de produção de tomate. Também produz grande parte da safra brasileira de algodão em pluma, soja, milho, girassol.

O estado tem enfrentado, por conta do desenvolvimento da agropecuária, os prejuízos ambientais resultantes da destruição de matas e reservas permanentes, utilizadas para as plantações e criação de gado bovino. O desmatamento do cerrado - região rica em biodiversidade -, para pastagens, provoca grandes erosões, que chegam a atingir o lençol freático.

Turismo - As praias que surgem em decorrência da queda do nível das águas do Rio Araguaia, no período de estiagem, se transformam numa das principais atrações turísticas do estado. O Parque Nacional das Emas, a 840 m de altitude, também recebe inúmeros visitantes, atraídos pela beleza e diversidade da fauna e da flora. 
Outros pontos escolhidos pelos turistas que vão a Goiás são:

- Distrito Espeleológico de São Domingos, onde estão os maiores conjuntos de cavernas da América do Sul, como o de São Mateus, com 20,5 mil m de extensão.

- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com cânions, saltos e cachoeiras.

- Goiás Velho, antiga capital goiana, pela arquitetura barroca de sobrados e igrejas.

- Caldas Novas, cidade localizada no sul do estado, pelas suas fontes de água quente.

Fatos Históricos
Goiás se tornou capitania independente em 1748. Possuía, bem como Mato Grosso, muito ouro em seus córregos e encostas. Milhares de pessoas, entre comerciantes e aventureiros, foram atraídas para a região. No século XIX, esgotam-se as jazidas e a agropecuária de subsistência passa a substituir a extração do ouro no estado. Goiás sofreu isolamento político e só no final do século XIX volta a receber migrantes. Viveu um período de desenvolvimento com a criação de gado e com plantações de arroz e café.

O estado passou por importantes transformações econômicas e políticas, como a construção planejada de Goiânia, que se tornou capital em 1942, e a construção de Brasília, em área que cedeu ao Distrito Federal. O desenvolvimento resultante da mudança da capital federal também atingiu Goiás, pela proximidade e pelos investimentos em infra-estrutura na região.

Em 1988, uma parte do território de Goiás é desmembrada para formar o estado de Tocantins, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Região Norte.

Dados Gerais

Localização: Leste da Região Centro-Oeste
Área: 340.117,65 km2
População:  5.003.228
Relevo: planalto, chapadas e serras na maior parte, depressão ao norte
Ponto mais elevado: Chapada dos Veadeiros (1.691 m)
Rios principais: Paranaíba, Aporé, Araguaia, São Marcos, Corumbá, Claro, Paranã, Maranhão
Vegetação: cerrado com faixas de floresta tropical
Clima: tropical
Hora local: horário de Brasília
Capital: Goiânia
Habitante: goianiense
População: 1.093.007
Data de fundação: 24/10/1933

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
 www.goias.gov.br e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar


© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.