MATO GROSSO DO SUL
Sigla: MS
Habitante: Sul-matogrossense

Bandeira do Estado do Mato Grosso do Sul

Região Centro-Oeste
Resultante da divisão de Mato Grosso em dois estados, Mato Grosso do Sul está situado na Região Centro-Oeste do país. Possui solo fértil e o maior rebanho do Brasil, tendo superado Minas Gerais em número de cabeças. Até 1990, a economia do estado se concentrou basicamente na agropecuária. A partir daí, o estado entrou em processo de industrialização, atraindo inúmeras indústrias de transformação - como as de ração, carne e soja -, pelos benefícios dos incentivos fiscais do governo.

Embora tenha havido forte declínio na produção de algodão, arroz, trigo e soja, o Mato Grosso do Sul é o estado de maior crescimento econômico da Região Centro-Oeste. 

Tem baixa taxas de densidade demográfica, com menos de 6 habitantes por km2. Cinqüenta e quatro por cento da população de Mato Grosso do Sul concentram-se em seis principais cidades: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porá e Aquidauana.

O estado recebe milhares de turistas, todos os anos, que seguem principalmente para as regiões do Planalto da Bodoquena, Pantanal e Campo Grande.

Pantanal Mato-Grossense
Dois terços do Pantanal Mato-Grossense, um dos ecossistemas mais importantes do planeta, se localizam a oeste do estado. É a maior área alagada do mundo e possui uma grande variedade de fauna e flora. As riquezas naturais da região são forte atrativo para os visitantes, seduzidos pela beleza dos rios, das cavernas pré-históricas e das grutas, como a do Lago Azul.

Há uma séria preocupação com os problemas ambientais, surgidos a partir da exploração do turismo ecológico e da ocupação predatória da região. O governo federal vem investindo em projetos que têm como pontos principais a administração de bacias hidrográficas, o ecoturismo e a proteção do meio ambiente, através do fortalecimento da Polícia Ambiental.

Fatos Históricos
Mato Grosso foi dividido em dois estados em 1977, com a criação de Mato Grosso do Sul. O governo acreditava ser essa a melhor forma de administrar e desenvolver uma região tão extensa, diferenciada e estratégica. 

A região centro-sul de Mato Grosso, com agricultura mais intensiva e um número maior de propriedades, já atraía muitos migrantes do Sul e do Sudeste, desde o final do século XIX. Esse movimento se fortaleceu no século XX, criando sólidos laços políticos com os estados vizinhos. O entrosamento ficou demonstrado com a participação do sul do estado na Revolução de 1924, nas Revoltas Tenentistas e na Revolução Constitucionalista de 1932.

Dados Gerais

Localização: sul da Região Centro-Oeste
Área: 357.139,91 km2
População:  2.078.001
Relevo: pantanal (extremo Oeste), planaltos com escarpas a Leste, depressões a Noroeste
Ponto mais elevado: morro Grande, no morro da Santa Cruz (1.065.4 m)
Rios principais: Paraguai, Paraná, Paranaíba, Miranda, Aquidauana, Taquari, Negro, Apa, Correntes
Vegetação: cerrado a Leste, Pantanal a Oeste, floresta tropical a Sul
Clima: tropical
Hora local: -1h
Capital:  Campo Grande
Habitante: campo-grandense
População: 663.621
Data de fundação: 26/8/1899

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.ms.gov.br e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar

© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.