PARANÁ
Sigla: PR
Habitante: Paranaense

Bandeira do Estado do Paraná


Região SulO Paraná está localizado na Região Sul e é cortado pelo Trópico de Capricórnio. Possui 98 km de litoral e dois importantes portos - Paranaguá e Antonina - , localizados na baía de Paranaguá. Na divisa com a Argentina, está o Parque Nacional de Iguaçu, tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade.

A população do estado, conhecido como a "Terra de Todas as Gentes", é constituída por descendentes de diversas etnias, como poloneses, italianos, alemães, ucranianos, espanhóis e japoneses, que, junto aos negros, portugueses e índios, contribuíram na formação da cultura paranaense. 

Paraná é grande exportador de seus produtos e abriga, ao lado do ABC paulista e de Betim, em Minas Gerais, um dos maiores pólos automobilísticos do país, gerando milhares de empregos. 

Na agricultura, é o segundo maior produtor de batatas do país e foi considerado, em 1999, o maior produtor de soja, com um quarto da produção nacional. O estado também é responsável por cerca de 23% do total da produção brasileira de grãos.

A capital, Curitiba, oferece excelente qualidade de vida aos seus habitantes, sendo reconhecida mundialmente por suas iniciativas e soluções pioneiras de administração pública. Na cidade, existem 55 m2 de área verde para cada habitante, um índice bem superior ao recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Além de Curitiba, as principais cidades do estado são: Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Guarapuava e Foz do Iguaçu.

Os principais pontos turísticos do Paraná são:
Parque Estadual de Vila Velha, onde a erosão da chuva e do vento esculpiu interessantes formações rochosas;
Ilha do Mel;
Cataratas do Iguaçu, visitadas principalmente por turistas estrangeiros.

Fatos Históricos
O ouro foi o principal atrativo para portugueses e estrangeiros, no século XVII, interessados na exploração do minério. No século XVIII, estava subordinado à capitania de São Paulo. Com o avanço das atividades mineradoras em Minas Gerais, passou a ter sua economia voltada à agropecuária de subsistência. Tornou-se independente em 1853.

Até o final do século XIX, o estado se desenvolveu com o cultivo da erva-mate e com a exploração da madeira. Mas a economia do Paraná cresceu rapidamente com as lavouras de café, atraindo migrantes de diversos estados e imigrantes europeus e japoneses.

Os problemas sociais enfrentados depois dos anos 50 fizeram com que proprietários e trabalhadores rurais perdessem suas terras e seus empregos. Na década de 70, muitos migram para as cidades ou se tornam bóias-frias, depois da crise agrícola que atingiu as lavouras de café.

Dados Gerais

Localização: norte da Região Sul
Área: 199.281,69 km2
População:  9.563.458
Relevo: baixada no litoral, planaltos a Leste e Oeste, depressão no centro
Ponto mais elevado: pico Paraná, na serra do Mar (1.922 m)
Rios principais: Paraná, Iguaçu, Ivaí, Tibagi, Paranapanema, Itararé, Piquiri
Vegetação: mangue no litoral, mata Atlântica, floresta tropical a Oeste e mata das Araucárias no centro
Clima: subtropical
Hora local: Horário de Brasília
Capital: Curitiba
Habitante: curitibano
População: 1.587.315
Data de fundação: 29/3/1693

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.pr.gov.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar


© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.