RIO GRANDE DO NORTE
Sigla: RN
Habitante: Norte-rio-grandense, Potiguar
(em tupi, significa "aquele que come camarão")

Bandeira do Estado do Rio Grande do Norte

Região Nordeste
O Rio Grande do Norte está localizado na Região Nordeste do Brasil.

A economia do estado se baseia principalmente no setor de comércio e de serviços. Outra fonte de recursos está ligada ao petróleo: o estado é o principal produtor nacional de petróleo em terra e o segundo em mar.

A produção de grãos é insuficiente, obrigando a sua importação de outros estados, bem como de outros produtos, como algodão e máquinas têxteis. Em contrapartida, exporta roupas, peixes, castanha de caju e sal marinho.

O turismo é importante fonte arrecadadora de recursos. Com 410 km de praias, o Rio Grande do Norte recebe milhares de turistas do Brasil, principalmente de São Paulo, e de diversas partes do mundo. Na capital, Natal, dezenas de praias e lagoas esperam pelos visitantes. Mas a atração principal fica por conta das dunas de Genipabu, onde são feitos os já conhecidos passeios de buggy.

As praias de Pipa, com suas falésias e baías de águas, São Miguel do Gostoso e Maracajaú são locais bastante procurados pelos turistas, durante todo o ano.

Fatos Históricos
A capitania do Rio Grande do Norte foi criada e doada a João de Barros, que não conseguiu iniciar a colonização, pela resistência dos índios da região e de piratas franceses.

Em 1598, os portugueses fundam o forte dos Reis Magos e, em 1599, a Vila de Natal, após conseguirem aproximação com os índios potiguares.

No início do século XVII, predominavam na região a exploração do sal e pecuária. O estado era um grande criador e fornecedor de gado para outras capitanias.

O Rio Grande do Norte viveu longo período de pobreza, por conta de restrições da coroa portuguesa à comercialização do sal. 

O desenvolvimento econômico só veio depois da independência do Brasil, com a instalação de uma alfândega em Natal. No final do império, as primeiras fábricas têxteis se instalaram no estado.

Apesar da seca, o estado conseguiu alguns resultados com o plantio de algodão, a extração do sal e a produção de carne de sol.

Dados Gerais

Localização: 
Área: 53.077,15 km²
População:  2.776.782
Relevo: planície litorânea, com depressão na maior parte e planaltos a Sul
Ponto mais elevado: serra do Coqueiro (868 m)
Rios principais: Mossoró, Apodi, Assu, Piranhas, Potengi, Trairi, Seridó, Jundiaí, Jacu, Curimataú
Vegetação: mangue no litoral, faixa de floresta tropical e caatinga
a Oeste
Clima: tropical no litoral e oeste e semi-árido no centro
Hora local: Horário de Brasília
Capital:  Natal
Habitante: natalense
População: 712.317
Data de fundação: 25/12/1599

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.rn.com.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

Voltar


© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.