RIO DE JANEIRO
Sigla: RJ
Habitante: Fluminense

Bandeira do Estado do Rio de Janeiro


O Rio de Janeiro está localizado na Região Sudeste do país. É a primeira referência para o turista estrangeiro que pretende conhecer o Brasil.

Possui a terceira maior população do país e um alto índice de violência, gerada principalmente pelo tráfico de drogas.

Uma das principais fontes de receita do estado vem do turismo, que se favorece das belezas naturais e do mais famoso carnaval do mundo.

A capital, Rio de Janeiro, por sua natureza privilegiada, recebe o maior número de turistas brasileiros e estrangeiros. Os maiores atrativos são o Pão de Açúcar, o Corcovado, a floresta da Tijuca e as praias, entre elas Copacabana e Ipanema. O Rio de Janeiro também possui um importante acervo histórico e arquitetônico, herança do período em que foi sede do governo colonial e capital brasileira.

O turismo nas cidades litorâneas e no Vale do Paraíba também colabora para o desenvolvimento econômico do estado. Os locais mais procurados pelos turistas são: Búzios, Cabo Frio, Angra dos Reis, Parati, Petrópolis, Nova Friburgo. Os ecoturistas preferem Visconde de Mauá, Itatiaia e o Vale do Paraíba.

O setor industrial do Rio de Janeiro foi bastante revigorado nos últimos anos. Em Resende, foi instalada uma fábrica de caminhões da Volkswagen, em 1997, e na vizinha Porto Real, uma unidade da Peugeot-Citroen. Na Baixada Fluminense, novos investimentos alavancaram os setores químico, de material eletrônico, farmacêutico e da construção civil.

O Rio de Janeiro é importante exportador de petróleo e seus derivados. A maior área produtora de petróleo e gás natural do Brasil está na região de Campos.

Fatos Históricos
A vitória de Estácio de Sá, em 1º de março de 1565, na batalha contra os franceses que exploravam o pau-brasil no litoral fluminense, deu origem à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em 1763, a cidade, substituindo Salvador, tornou-se sede do Governo Geral. 

Em 1808, acolheu a família real, passando a ser a sede do governo português. Após a independência, a cidade continuou sendo a capital. A cidade foi convertida em município neutro, em 1834, para separar a província da capital do império. A partir de então, Niterói ficou sendo a capital da província do Rio de Janeiro.

O estado perdeu sua força política para São Paulo e Minas Gerais, com o declínio na produção de café, depois de ter sido durante anos o centro político do país. 
Em 1960, a capital do Brasil se transfere para Brasília. 

Em 1974, o governo militar unifica os estados do Rio de Janeiro e Guanabara , formando o atual estado do Rio de Janeiro.

Dados Gerais

Localização: 
Área: 43.797,45 km²
População:  14.391.282
Relevo: planície litorânea com morros, lagos, várzeas e dunas e planalto a Oeste
Ponto mais elevado: pico da Agulhas Negras, na serra do Itatiaia (2.789 m)
Rios principais: Paraíba do Sul, Macaé, Muriaé, Piraí, Grande
Vegetação: mangue no litoral e mata Atlântica, floresta tropical
Clima: tropical atlântico
Hora local: horário de Brasília
Capital: Rio de Janeiro
Habitante: carioca
População: 5.857.904
Data de fundação: 1/3/1565

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.governo.rj.com.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

  Voltar


© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.