SANTA CATARINA
Sigla: SC
Habitante: Catarinense, Barriga-verde

Bandeira do Estado de Santa Catarina

Região Sul
Santa Catarina está localizado no Sul do Brasil, sendo o menor dos estados que compõem essa Região, tanto em área como em população.

Seus 561 km de litoral atraem milhares de turistas estrangeiros durante o verão, que visitam, principalmente, as cidades de Florianópolis, Garopaba e Balneário Camboriú.

Durante o inverno, com a ocorrência de neve, também há grande movimento de turistas, principalmente nas cidades de São Joaquim, Urupema e Urubici. Já o "turismo de aventura" atrai os que se interessam pela prática de esportes ligados à natureza, como remo, surfe, canoagem, rapel.

A influência de imigrantes europeus está em toda a parte de Santa Catarina: na arquitetura, na comida, nos sotaques, nas festas. A mais conhecida dessas festas é a Oktoberfest, que acontece anualmente, na cidade de Blumenau.

Além do turismo, o setor industrial tem importante papel na economia de Santa Catarina. O estado possui um dos mais importantes parques têxteis do país, na cidade de Itajaí, e diversas indústrias que fabricam cerâmica, materiais de construção, motores. Também é exportador de móveis, tecidos, carne bovina e suína.

Santa Catarina se destaca, ainda, pela qualidade de vida que oferece à sua população, pela alta taxa de longevidade e pelo baixo índice de analfabetismo, um dos menores do país.

Fatos Históricos
O nascimento de alguns povoados, como o de Nossa Senhora do Desterro e o de Nossa Senhora do Rio São Francisco, deu início à efetiva ocupação e colonização de Santa Catarina, em meados do século XVII. A capitania de Santa Catarina, no entanto, só foi criada e organizada administrativamente, em 1738.

Em virtude da proibição do tráfico de escravos, a partir de 1850, veio a promessa de terras para lavoura, por parte da metrópole. Tais incentivos atraíram muitos imigrantes europeus. Nas colônias do Vale do Itajaí, imigrantes alemães, portugueses, italianos e eslavos se organizaram em pequenas e produtivas propriedades. Assim, foram lançadas as bases que resultariam na bem-sucedida economia da agroindústria catarinense.

Dados Gerais

Localização: 
Área: 95.285,10 km²
População:  5.356.360
Relevo: terrenos baixos, enseadas e ilhas no litoral, planaltos a L e O e depressão no centro
Ponto mais elevado: pmorro da Boa Vista, na serra da Anta Gorda (1.827 m)
Rios principais: Uruguai, Canoas, Pelotas, Negro
Vegetação: mangues no litoral, mata das araucárias no centro, campos a SO e faixas da floresta a L e O
Clima: subtropical
Hora local: Horário de Brasília
Capital - Florianópolis
Habitante: florianopolitano
População: 342.315
Data de fundação: 23/3/1726

Dados estatísticos, governo, economia, saúde, transportes, telecomunicações, visite os sites
www.sc.gov.br
e www.ibge.gov.br

Saiba mais sobre outros estados ....

  Voltar 

© Copyright 2001-2005. Gen Produções Culturais Ltda.
Todos os direitos reservados.